sexta-feira, 14 de março de 2014

Projeto Arquitetônico

     Como disse no post anterior, marcamos uma reunião com uma arquiteta que tinha casas em revista, e inúmeros projetos premiados. Pensamos, vamos lá pra sondar, que deve ser daquelas arquitetas estrela que cobra mais caro que a própria casa que vamos fazer. Ledo engano, a arquiteta se mostrou uma pessoa especial, super talentosa e nada afetada, entendeu o que procurávamos logo de cara. Começou a nos mostrar as inúmeras casas que ela fez, foram mais de 450 projetos de residências, uma mais espetacular que a outra, muitas em revista de arquitetura, ficamos muito empolgados, certos de que se o orçamento que ela nos enviasse fosse viável, tínhamos encontrado a arquiteta.

     Chegou o orçamento, e pra nossa surpresa foi o mais barato entre os outros arquitetos que tínhamos cotado. Fechamos na hora e marcamos mais uma reunião para, agora sim, com o terreno comprado começar pra valer o projeto.

     Detalhe, comprou seu terreno, manda na hora um topógrafo fazer o levantamento planialtimétrico cadastral, é isso que a arquiteta vai precisar pra começar e a prefeitura vai exigir no momento de pedir a aprovação do projeto.

    Voltando ao projeto, começamos a conversar e passar tudo que a casa teria que ter nessa metragem de 285m2. O que os arquitetos chamam de programa da residência. Queríamos 4 suítes, muito vidro, uma sala ampla, um jardim bacana nos fundos, uma piscina, churrasqueira, forno de pizza, quarto de serviço, vaga para pelo menos 2 carros e um estilo moderno, com elementos de concreto aparente, incluindo o piso de concreto polido. Expliquei para arquiteta que não queria telhado, queria uma laje sobre os quartos que pudesse ter um jardim suspenso, um gramado lá em cima. Ela achou a idéia excelente e começou a olhar o projeto e disse, " Vamos por a piscina lá em cima também ! Vocês tem pouco espaço pro jardim, se colocarmos a piscina lá não vai sobrar nada de espaço. " De cara falei que não, que ia encarecer demais o projeto, fora os problemas que poderia ter, mas logo em seguida achei a idéia muito pirada e um batia desafio e acabamos topando. A piscina vai ser no teto, e é uma piscina, não é um ofurôzinho ou banheira não. Piscina com 2.5m de largura por 10m de comprimento, e detalhe, com borda infinita, pra poder aproveitar o visual lá de cima !

    Depois dessa reunião, ela ficou de mandar um estudo em alguns dias, ela mandou não só a planta como uma perspectiva da casa, que está ai embaixo. Era exatamente o que eu e minha mulher queríamos, e mesmo nessa metragem, foi possível colocar tudo que pedimos. Dêem uma olhada.
    



Claro que houve alguns ajustes, mas 95% do que foi enviado no estudo original foi mantido.
A planta da casa estava muito bem resolvida, todos os ambientes amplos e com muita luz natural, inclusive alguns locais com iluminação zenital, vinda do teto.



Planta da cobertura e caixa dágua


Bom, o que posso dizer é que o projeto atendeu 100% nossas expectativas, e agora temos que transformá-lo em realidade. Próximos passos: Projeto Estrutural, Projeto Elétrico e Projeto Hidráulico, que são os projetos técnicos que seguem o que manda a arquitetura.

Espero que tenham gostado, abraços !!





HashFlare

Nenhum comentário:

Postar um comentário