segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Piso de concreto polido residencial

    Se você acompanha o blog, sabe que o estilo da casa é moderno, usa e abusa do concreto aparente, madeira e vidro. Eu particularmente curto demais o concreto aparente, e por isso foi escolhido para ser o piso acabado de todo o térreo. Estou falando de concreto usinado e não cimento queimado, coisas completamente diferentes.



Piso de concreto polido na sala.

    Escolhemos o concreto usinado polido, é basicamente o mesmo piso usado em galpões industriais e postos de gasolina, só que aqui vamos deixar ele mais liso e brilhante. É um piso de altíssima resistência, super fácil de limpar, não dá manutenção e o melhor de tudo, mais barato que um bom porcelanato.

   Existem muitas empresas que fazem o serviço de alisamento e polimento do concreto, quase nenhuma tem experiência em fazer isso em residências, e esse é um ponto que tive uma certa dose de problemas. Uma casa, tem muitos cantos, recortes e é um espaço muito pequeno, tanto é que algumas empresas se recusaram a executar o serviço. Outro ponto é o nível de exigência numa casa e num chão de fábrica, o acabamento na casa tem que ficar perfeito.

   Muito bem, achei a empresa para fazer o serviço, fiz o técnico visitar a obra e ver in loco todos os locais que as máquinas teriam que entrar e trabalhar. O piso é em todo o térreo, na sala, cozinha, copa, área de serviço e quarto de serviço. Tudo visto, ele optou por máquinas pequenas, com 80cm de diâmetro, assim passaria por todas as portas sem problemas. 

Dia da aplicação, usando máquinas pequenas.


   Deixei para realizar essa etapa da obra, logo antes de entrar com a pintura, ou seja, quando toda a parte mais pesada da obra já tinha acabado. Se você fizer muito antes, corre o risco de danificar o piso com itens pesados, e se fizer depois da pintura vai sujar tudo e ter que refazer essa última. O lajão do térreo já estava pronto há alguns meses, como sabia que ia fazer o piso de concreto polido, não fizemos contrapiso, esse acabamento dispensa essa etapa pois parte dele é o nivelamento final.
   
   Só pra que vocês entendam, o processo é o seguinte, é lançado e espalhado o concreto usinado com uma bomba, e o pessoal trabalha nivelando e desempenando esse concreto por horas. No meu caso o concreto chegou as 8:00 da manhã, e o pessoal foi acabar as 21:45. 






   Papo técnico, usamos concreto fck 30, com brita zero e slump 12, bombeável. A espessura variou de 3,0cm a 4,5 cm, e por ser assim bem fino, o concreto recebeu um aditivo de fibras para evitar trincas. Todos recomendaram pelo menos 7 cm de espessura, mas isso ia estragar a saída da escada, que já estava pronta, e levava em conta que teríamos 3cm de espessura de piso. Foi o primeiro degrau da escada que ditou o nível de todo o pavimento. Enfim, fizemos com 3 cm e deu tudo certo.

   No dia seguinte ao lançamento do concreto, o pessoal vem para cortar as juntas de dilatação, que tem a função de eliminar as trincas, separando o pano de concreto em panos menores e que trabalham individualmente, dessa forma dissipando as tensões. Aqui fizemos grandes quadrados de 1,60 m x 1,60 m.



Concreto lançado e espalhado.
Concreto desempenado, dia seguinte ao serviço.

Cortes das juntas de dilatação, no dia seguinte ao lançamento.
   Agora o concreto deve descansar e curar por pelo menos 28 dias, antes de receber o tratamento final. O pessoal usou um produto químico para curar o concreto, assim não houve a necessidade de ficar molhando. A cura adequada do concreto é de suma importância, pois além de garantir a resistência, evita as fissuras o que no meu caso era o mais importante devido à estética.

   Durante os 28 dias seguintes, cobrimos todo o piso com papelão ondulado, para evitar riscos e preservar o máximo possível o concreto. Agora que já está 100% seco, chegou a hora do toque final. A aplicação da resina transparente e brilhante. A primeira coisa que o pessoal fez foi dar uma lixada bem suave em toda a superfície.
    
   Aqui rolou um problemão, a coisa deu errado quando após a passagem da lixa, a empresa que tinha contratado, aplicou direto a resina, ficou horrível, estragou tudo. Então voltamos à etapa anterior e tudo foi lixado novamente. O segredo aqui, e essa dica é muito valiosa, é aplicar primeiro uma mão de seladora transparente para concreto e somente após algumas boas horas ou um dia inteiro, pode ser aplicada a resina. A resina pura sobre o concreto lixado, com todos os poros abertos, altera a cor do concreto, indo do cinza claro para um castanho estranho, com a seladora você mantém a cor original do concreto e pode aplicar a resina sobre ela sem nenhum problema.


Piso acabado.

  Apesar dos imprevistos nessa etapa final, tudo deu certo e o piso ficou lindo. Sobre os valores, no final tudo custou R$ 110,00/m2, o que é um custo excelente. Comparando, caso  fosse usar um revestimento cerâmico, teria que fazer um contrapiso, coisa que não houve necessidade aqui, que custa com material e mão de obra uns 40,00/m2, depois a mão de obra para colocar um porcelanato, mais uns 50,00/m2, o próprio porcelanato, mais uns 60,00/m2 e depois argamassa e rejunte, mais uns 10,00/m2, total R$ 160,00/m2, quase 50% a mais !

 Conclusão, deu um tremendo trabalho, tive problemas no meio do caminho, que sinceramente achei que não teria solução, mas no fim deu tudo certo e a um custo excelente, faria de novo sem dúvida. Espero que tenham gostado e que tenha sido útil.


Se você curtiu o blog, deixe comentários, sugestões e divulgue, obrigado !
   


HashFlare

17 comentários:

  1. Gostei muito de ler sobre a sua experiência. Gostaria muito de colocar o piso de concreto polido no meu apartamento, mas estou tendo muita dificuldade em encontrar uma empresa que realize o serviço (na verdade nem sei se é possível fazer em apartamento por questões logisticas). Você poderia me informar qual a empresa que realizou o serviço na sua casa para que eu entre em contato com eles?
    Obrigada!
    Att.,
    Aline Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, desculpe a demora na resposta, mas não estava recebendo a notificação dos comentários. De qualquer forma segue o contato:nome da empresa: MF Engenharia, pode falar com o Fernando: 011 98162-0161. Abraço

      Excluir
  2. Excelente seu blog!
    Tenho algumas dúvidas sobre o piso de concreto usinado, você poderia me ajudar?
    1. Qual é a especificação do produto que você utilizou para curar o concreto?
    2. Qual é a especificação da resina utilizada sobre o concreto?
    3. Qual é material (especificação) utilizado nas juntas de dilatação?
    Obrigado!
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, legal saber que você curtiu o blog. Não sei te responder essas perguntas mais técnicas, mas segue o contato da empresa que executou o serviço pra mim: MF Engenharia, pode falar com o Fernando: 011 98162-0161. Abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bom dia segue o contato: MF Engenharia, pode falar com o Fernando: 011 98162-0161. Abraço

      Excluir
  4. Realmente ficou lindo o seu piso. Me ajudou muito, pois o acabamento que pretendendo é com esse brilho e pensava que se tratava de cimento queimado.
    Também estou tendo dificuldades em encontrar um profissional para aplicar em residência, você faria a gentileza de indicar algum?
    Muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meire, desculpa a demora na resposta, mas segue o contato: MF Engenharia, pode falar com o Fernando: 011 98162-0161. Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ola, pode indicar a empresa? E o nome do produto que faz a cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, o produto da cura não sei te dizer, mas segue o contato da empresa que fez pra mim e eu recomendo: MF Engenharia, pode falar com o Fernando: 011 98162-0161. Abraço

      Excluir
  7. Sabe me dizer a marca da seladora e da resina que vc utilizou??

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de fazer uma pia de concreto polido na minha cozinha, para diferenciar do granito ou mármore. Qual mistura devo usar para que fique resistente? Preciso utilizar aramado nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usaria um traço de 2:2:1 (areia,pedrisco,cimento), colocaria tela de aço também, o segredo é fazer uma cura úmida pra não ter nenhuma trinca. Boa sorte.

      Excluir
  9. Olá. Tirei uma parede e ficou a cicatriz no chão, dos dois lados tem parquet. Eu não quis tentar colocar parquet novo ali. Então decidi pelo cimento queimado no espaço de 2,50 por 0,2 m. O pedreiro disse que sabia fazer cimento queimado e não sabia. Ele fez cimento, simplesmente. Queria tentar polir. É pouco espaço entre o parquet. Como é feito o polimento? Com lixa fina? Dá para fazer manual em um espaço desses?

    ResponderExcluir
  10. Quem disse que não fazemos mágica com nosso material de construção? Bela obra!

    ResponderExcluir
  11. Posso fazer em área externa?

    ResponderExcluir