domingo, 11 de outubro de 2015

Piscina Suspensa.

    Quando a arquiteta fez o projeto, sugeriu a piscina na parte mais alta da casa, claro que na hora fiquei muito receoso com a complexidade do projeto estrutural, porém com o tempo fui achando a idéia muito interessante e com uma série de vantagens. Uma piscina no teto pega sol o dia inteiro, quase não cai sujeira, tem um visual fantástico e ainda por cima funciona como um isolante térmico para o teto da casa. Além disso, o desafio de engenharia seria no mínimo interessante, por isso abraçamos a idéia e fomos em frente.

    Vou contar um pouco sobre essa parte da obra que é muito interessante e tem pouquíssimas referências úteis na internet. 

    Vamos começar falando um pouco de como é o projeto da piscina. Vai ser uma piscina com 9,50m de comprimento por 3 metros de largura, e profundidade de água de 1,20m. Com um banco em todo comprimento e uma "prainha" com 40cm de profundidade. Vai ter uma borda infinita e um segundo tanque para coleta da água que cai. Abaixo vocês entendem melhor na imagem.





  A piscina, que cheia tem 30 mil litros, ditou todo o projeto estrutural da casa, foi tudo reforçado por causa dela, fundações,vigas e colunas. Só pra vocês entenderem, a piscina fica acima de dois dormitórios, como dá pra ver na perspectiva acima.


  Bem a estrutura foi toda de concreto armado, com vigas de até 2 metros de altura e aço de 20mm, fazendo parte integral da estrutura da casa. 




     Aqui vem a primeira dica, usamos um aditivo especial no concreto, que é um cristalizante que deixa o concreto impermeável. Esse aditivo era misturado nos caminhões que chegavam na obra e usamos em toda essa laje, eram usados 3kg de aditivo para cada metro cúbico de concreto. O funcionamento dele é simples, após estar incorporado ao concreto ele reage com água e cria cristais que selam as trincas ao nível microscópico, tornando o concreto totalmente impermeável. Seria como se o concreto cicatrizasse seus microporos ou microfissuras em contato com a água. Não é um produto barato mas pela experiência funcionou muito bem e recomendo para esse tipo de uso.

      Além do aditivo, a cura desse concreto foi feita 100% sob lâmina de água, por mais de 28 dias, o que além de aumentar a resistência do concreto, torna ele praticamente impermeável já que reduz muito a porosidade e trincas superficiais. Já li sobre lajes sem impermeabilizantes cujo único tratamento foi a cura prolongada com lâmina de água.
Seguem algumas fotos





Cura do concreto com lâmina de água.




     Toda a tubulação dos ralos, retorno, aspiração e iluminação foi deixada passada através da laje ou da grande viga lateral. Para ralos e retornos deixamos tubo de 50mm marrom passando e para iluminação deixamos tubos de 3/4" marrom, pode deixar com bastante sobra para os dois lados, não queremos nenhum tipo de emenda aqui. Os equipamentos de piscina se encaixam por dentro desses tubos. Temos dois ralos de fundo no tanque do transbordo, dois ralos de fundo no tanque principal, dois retornos na lateral e no centro um ponto de aspiração, todos esses com tubos de 50mm. Na lateral deixei 4 tubos de 3/4" para a iluminação, e isso foi tudo.    
    Como a piscina terá borda infinita, não há necessidade do skimmer, pois a borda infinita desempenha a mesma função, de retirar toda a sujeira superficial quando o filtro está ativado. A idéia é usar um sistema único de filtro e bomba, que vai puxar a água do tanque secundário, pelos ralos de fundo, filtrar e retornar para o tanque principal, lançando a água na direção da borda e assim circulando indefinidamente.
     Sobre o equipamento de bomba e filtro falei com muitas empresas de piscina, a maioria recomendou sistemas independentes para a borda infinita e piscina, com duas bombas. Conto pra vocês o seguinte, não há necessidade alguma de se fazer assim. Usamos um sistema único com bomba de 3/4 de cavalo que tem um desempenho excelente e foi super econômico, fica a dica.

    Voltando à estrutura, após a cura total do concreto, retiramos todo o escoramento da laje e da casa, pois essa era a última estrutura que necessitava de apoio e isso ia até o térreo, lembra do que falamos sobre escoramento de laje ? Próximo passo foi o teste de carga, que é encher a piscina de água pra testar se a estrutura vai aguentar, sem impermeabilizar nada. Parte tensa, essa, mesmo seguindo o projeto à risca. Enchemos de água, com caminhões pipa, e monitoramos a estrutura toda por 7 dias. Tudo certo com a estrutura, ufa ! Mas a maior surpresa sabe qual foi ? Nenhuma mancha de umidade no teto de baixo, e não tínhamos feito nenhuma impermeabilização ainda !! Trinta mil litros de água sobre o concreto puro e nenhuma mancha, eu não esperava esse desempenho. Por isso posso dizer que o aditivo e a cura úmida funcionam mesmo.


Teste de carga.

     Mas eu não ia deixar a piscina sem mais nenhuma garantia de impermeabilização, mesmo estando super feliz com o resultado. Mais uma vez, pesquisei muito e ao invés da tradicional manta asfáltica escolhi a impermeabilização de poliuretano, já explico o porque.

    A manta asfáltica funcionaria porém tem alguns problemas, primeiro é a durabilidade, uns 10 a 15 anos, enquanto o poliuretano tem na média 30 a 40 anos. Segundo, nas paredes a aderência da manta no concreto liso gerou insegurança, pois com o peso do revestimento poderia se soltar por completo, vi vários casos desse tipo, e após alguns poucos anos. Claro que se muito bem executada isso não aconteceria, porém só de existir essa possibilidade eu já descartei. E terceiro e último, acabaria saindo mais caro, somando a etapa extra de regularização de toda a superfície.

   A impermeabilização por poliuretano (PU) é uma solução mais moderna e muito usada na Europa e Estados Unidos, é muito fácil de aplicar e cria uma capa super flexível e forte de plástico emborrachado. Sobre a estrutura de concreto armado foi feito um reboco normal com areia e cimento, sobre o qual, depois de completamente seco, foi aplicado o PU em toda a superfície, com aspersão de areia de quartzo para criar uma superfície bem áspera e assim pronta para receber direto o revestimento. 
  Essa solução comparada com a manta asfáltica é mais rápida e simples, e apesar de ser mais cara, ela evita uma etapa a mais de trabalho que é toda a regularização acima da manta, por isso acho que vale a pena. Depois de tudo pronto, tivemos que encher de novo a piscina para dessa vez testar a estanqueidade. Deixamos 10 dias completamente cheia e tudo correu super bem. 


Piscina com impermeabilizaste PU, durante teste de estanqueidade.



   Chegou a hora do revestimento. O escolhido foi uma pastilha 5x5 da jatobá, cor Azul Capri. Contratei um pessoal que só aplica pastilha em piscinas, quem quiser depois o contato é só pedir. Pra vocês terem uma idéia, vieram 4 colocadores profissionais, uniformizados, e fizeram a piscina inteira em 5 dias de trabalho. Usei uma argamassa especial para piscinas recomendada pela própria Jatobá. Uma dica importante é que o aplicador deve fazer sempre pedaços pequenos, pois se ele espalha muita argamassa numa área grande, quando ele chega no final a argamassa está muito seca, o que vai causar desprendimento num futuro próximo. Fique de olho.


Revestimento de pastilha Jatobá Azul Capri.
   Bom, aqui a piscina está praticamente pronta, na seqüência instalamos os equipamentos, ralos, bocais, bomba, filtro e luzes. Ai foi só encher de água de novo. Importante lembrar, que devemos esperar uns 7 dias após a colocação do revestimento para colocar a água. Se alguém tiver alguma dúvida que não foi esclarecida aqui, por favor mandem suas perguntas.



Sugestões e comentários são bem vindos e se você gostou, ajude o blog divulgando, obrigado !






HashFlare

19 comentários:

  1. Olá amigo, preciso muito da sua ajuda, já procurei por semanas uma piscina dessas e somente agora achei seu blog que nem acredito que a piscina é igual a minha, fica no terraço de um duplex, essa dica de usar uma bomba pra tudo e do impermeabilizante foi ótima, queria se possível um contato seu para que se possível me responder algumas dúvidas, desde já fico muuuuito agradecido se puder me ajudar. ATT.: Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danilo, fico feliz que você curtiu o blog e foi útil pra você. Me manda seu email por aqui (não deixo teu comentário público) e entramos em contato. Abraço

      Excluir
  2. Boa tarde! Tenho uma piscina na cobertura a qual preciso impermeabilizar. Pode me passar qual foi o produto impermeabilizante de poliuretano que utilizou? e quanto a areia de quarto vc borrifou esta areia ao aplicar o produto ou misturou a ele, fiquei na duvida?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha construtora realiza esse serviço atualmente, você gostaria que eu te enviasse uma cotação ? Por favor me envie um email para fddebellis@gmail.com . Obrigado

      Excluir
  3. Estou pastilhando minha piscina com o Azul Capri da jatobá, gracas as dicas do seu blog! Está ficando maravilhosa com esta cor. Minha dúvida esta no rejunte, vc usou EPOXI? ou outro nao epoxi especifico para piscina. E a cor branca?
    muito obrigada!
    cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que legal que o blog está inspirando as pessoas !! Eu usei uma argamassa especial pra piscina e pastilha que já faz o papel do rejunte, e é branca mesmo. Abraço

      Excluir
  4. Amigo gostei muito do seu blog, estou pretendendo fazer uma piscina suspensa e gostei muito da orientação de estética bem copmo as orientações técnicas propriamente ditas ,parabéns conto com vcs. Nilton Prata

    ResponderExcluir
  5. Amigo gostei muito do seu blog, estou pretendendo fazer uma piscina suspensa e gostei muito da orientação de estética bem copmo as orientações técnicas propriamente ditas ,parabéns conto com vcs. Nilton Prata

    ResponderExcluir
  6. Tem empresa especializada em instalar pastilha em piscina? Você pode mandar o contato?Abraços e muito obrigada!! Site ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maira, tenho sim, a mesma que fez pra mim e que fiquei muito feliz com o resultado. MF Engenharia, fala com o eng. Fernando, tel: 011 98162-0161. Bom que você gostou do blog e se puder divulgar eu agradeço. Um abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Vou entrar em contato. Vou divulgar seu blog no Facebook. Abs

      Excluir
  7. Tem empresa especializada em instalar pastilha em piscina? Você pode mandar o contato?Abraços e muito obrigada!! Site ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, tem fotos do projeto pronto? Além dessas.

    pode me enviar ? luthcamargo@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , estou querendo fazer uma em um sítio em Minas Gerais , valo do aço , também em cima de laje ! Gostaria de saber se voce pôde-se me indicar algo por aqui ! Muito obrigado pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi,estou fazendo uma laje para colicar uma piscina 4 por 2,30,mas estou preocupada se essa laje vai suportar.gostaria de saber vossa opinião.a laje foi feita com ferro 12 tem uma viga embaixo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, bacana o projeto,parabéns! Vou precisar fazer uma dessas, vou precisar de ajuda. Você tem fotos da piscina finalizada cheia pra ver como ficou? Segue meu contato: fabianoo_s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Perdendo fazer uma área de lazer com piscina, ambos suspenso, vc pode me ajudar com fotos? Meu email é mlpoliveira210@gmail.com. beijos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!
    Meu nome é Wiglen. Tenho um projeto de uma piscina suspensa no tamanho de 12 metros de comprimento x 3,5 largura e profundidade de 1,40m que seria a parte rasa e 1,70m para a parte funda. Por gentileza você poderia ame passar os nomes dos materiais (aditivo especial no concreto, impermeabilização por poliuretano (PU))que você citou na sua descrição? Qual o contato da Jatobá? desde já agradeço. Meu e-mail: wiglenbh@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, nossa piscina fica na laje e suspensa, a queda do piso em volta ficou ruim, quando chove ou molha escorre pela parede e vai para o espaço social, não quero quebrar nada, tem ideia do que pode ser feito?? Tem uma escada e formato de L.

    ResponderExcluir