quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Laje - primeira parte

    É pessoal, agora estamos com as paredes e colunas do térreo erguidas e concretadas. Chegou a hora de começarmos a etapa da laje do primeiro andar. Pra vocês terem uma idéia de tempo, passaram 3 meses desde o início da obra até esse momento, o que acho um prazo razoável, mas nada muito rápido. Com relação ao orçamento, até agora gastei em torno de 18% do custo estimado, tudo sob controle até o momento. Como nessa etapa fui muito feliz na escolha dos fornecedores, vou indicar pra quem possa se interessar.
   
   Antes da laje propriamente dita, temos que fazer uma coisa muito importante, preparar o escoramento, que é onde a laje e as vigas irão se apoiar durante o lançamento do concreto e nos dias seguintes durante sua cura. Usamos escoramento metálico pra tudo. Fui muito bem atendido pelo pessoal da Tupi Andaimes, enviei pra eles o meu projeto e eles montaram um projeto completo de escoramento, levando em conta o tipo de laje, carga e altura. O escoramento metálico pode ser um pouco mais caro que o convencional de madeira, mas ele vale muito a pena, pois sua obra fica limpa, é muito mais rápido e se você colocar na ponta do lápis, com a agilidade e segurança que ele te dá, eu acho que empata no custo.





   Nesse meu projeto tenho dois tipos de lajes bem diferentes, uma parte será uma laje nervurada com 50cm de espessura e no restante do pavimento teremos uma laje pré moldada de 12cm de espessura. Porque essa frescura ? Bem, porque a arquiteta inventou um vão livre na sala com 10 metros de comprimento por 6 metros de largura, ai a solução foi uma laje nervurada, bem parruda. No desenho abaixo vocês entendem o que estou falando.




    Explicando rapidamente a imagem acima, o que está em amarelo é a laje nervurada, os desenhos em azul claro são os perfis da laje e vigas, o que é cinza e preto são as colunas e por fim os escritos internos mostram o sentido de apoio, o número e o tipo da laje, além de algumas cotas. Parece complicado, mas é bem simples de entender. Por isso, ressalto a importância do engenheiro estrutural, isso ai é trabalho dele.
       
      Voltando à execução, na laje pré moldada e já sabendo qual é a especificação que o engenheiro pediu, H8, H12 (altura 8cm, 12cm), etc, faça alguns orçamentos com empresas conhecidas, depois você pede para um técnico ou engenheiro da empresa vir medir na obra os vãos, não adianta se basear só na planta, sempre existem pequenas diferenças, por isso o cara tem que medir na obra, ok ? Essas lajes eu fechei com o pessoal da Lajes Itaim, aqui de São Paulo, foram nota dez e com preços excelentes, recomendo. 
      Preferi o preenchimento com isopor ao de lajota cerâmica, nessa laje H12 ele funcionou muito bem, mais leve, mais rápido e melhor isolante térmico. Dica importante, as vigotas da laje devem se apoiar pelo menos 7,5cm sobre as vigas, eu particularmente prefiro um pouco mais, em torno de 10 a 12 cm.

       
Laje H12 com isopor


     A laje nervurada é usada para vencer grandes vãos, as nervuras funcionam como vigas e o miolo onde não há forças, é oco, assim seu peso próprio é bem reduzido. As cubetas tinham 42,5cm de altura e no meu caso eram retangulares, porém as mais comuns são as quadradas mesmo. Aqui fechei com o pessoal da Atex, passei pra eles o projeto e eles locaram as cubetas, que são as formas para concretagem. Muito rápido e fácil de montar, sem segredo. 




   Agora está tudo no lugar, escoramento, vigas e lajes, pra não ficar muito longo e maçante, vou falar sobre a ferragem, preparação de elétrica e hidráulica e o lançamento do concreto no próximo post. Espero que tenham gostado. Até.
HashFlare

2 comentários:

  1. gostando muito do seus post!! a gente podia conversar pra trocar umas ideias e eu pedir algumas dicas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ciro, podemos sim. Me manda um email: fddebellis@gmail.com . Abraço

      Excluir