domingo, 18 de outubro de 2015

Telhado verde

     Quando encomendei o projeto da casa, uma das premissas era o aproveitamento da laje de cobertura, ou seja, não queria uma casa com telhado convencional. Minha idéia original era que essa cobertura fosse toda um grande gramado, como se fosse um segundo jardim. No fim do projeto, com todas as mudanças a área de gramado suspenso representou 30% de toda a laje de cobertura, o que está ótimo. Como é uma solução bastante diferente, vou falar dessa etapa da obra pra vocês.


Jardins suspensos no projeto original.

   O telhado verde, ou simplesmente, jardim suspenso, além de ser muito bacana, proporciona um excelente isolamento térmico e acústico e em alguns locais do Brasil já existe incentivo de IPTU, para os imóveis com essa solução. Como aqui foi tudo previsto na fase de projeto, ficou mais fácil, pois a laje já foi dimensionada para suportar o peso extra, além de todo o sistema de drenagem. Estes são os dois fatores que as vezes impedem a adaptação de uma laje já existente de se transformar num jardim, se este é o seu caso, fale com um engenheiro sobre o assunto.

     Fora a questão do peso, a drenagem é um ponto muito importante para o sucesso de um jardim ou gramado suspenso. No meu projeto, usamos para cada jardim dois tubos de 150mm para escoar a água que permeia a terra, e como essa água chega praticamente filtrada ao tubo, já explico porque, essa água vai direto para a caixa d'água de água de chuva, assunto que vou tratar em detalhes logo mais. Em ambos os jardins, ainda coloquei um ralo de superfície, ligado diretamente no tubo de descida, no caso de uma chuva de altíssima intensidade e rapidez, onde o volume de água/minuto seja maior que a velocidade de absorção da terra, assim o jardim nunca vai alagar.

      O esquema básico de drenagem é o da imagem abaixo. No meu caso usei 15cm de argila expandida, sobre ela, uma manta geotextil, o famoso Bidin, e sobre ele uma camada de 12 a 15cm de terra preta e marrom misturada. Dica, prendemos o Bidin nas laterais da laje usando fita para calhas, aquela prateada, assim o substrato, ou terra, não tem por onde escapar.



      Observe no esquema acima, a água que permeia a terra passa pela manta bidin que retém boa parte das partículas sólidas, retendo a terra, a argila expandida ainda retém as partículas menores e a água chega até a laje com uma filtragem grosseira, mas suficiente para ser usada para regar um jardim ou lavar uma calçada. Por isso aqui aproveitamos essa água, como disse um pouco antes.
     
   Sobre a laje, antes da impermeabilização, fizemos um contrapiso com muita inclinação em direção ao tubo de 150mm. Sobre o tubo, instalamos uma tela fina, a fim da argila expandida não cair lá dentro. Impermeabilizamos tudo com poliuretano, pintamos com tinta anti raiz e após a secagem colocamos a argila expandida.


Laje do jardim com tubos de drenagem e contrapiso pronto.



Argila expandida a ser espalhada por igual.

 Após colocar a camada de argila expandida de uns 15cm de altura, instalamos a manta geotextil, ou Bidin, sobre ela. Repare na fixação lateral que eu tinha falado antes. O tubo que sobe é o que vai para o ralo superficial.


Manta bidin recebendo a camada de terra.

Agora espalhamos uma camada de uns 15cm de terra sobre a manta, essa terra não deve ser muito compactada, apenas caminhar sobre ela é o suficiente para chegar no ponto certo. Agora o jardim está pronto para receber a grama e plantas com raízes rasas.


Grama recém plantada.

    Antes de decidir como executar meu gramado no teto, pesquisei várias opções. Existem empresas que executam esse tipo de serviço e que usam um substrato especial, auto drenante e muito leve, porém o valor do metro quadrado instalado é muito caro, na época, início de 2015, o valor era algo em torno de R$ 70,00/m2. Pra vocês terem uma idéia de valores, aqui o custo do metro quadrado do jardim pronto, incluindo a grama, bidin, argila expandida, terra e mão de obra foi de R$ 38,00/m2.   

   Já se passaram alguns meses, a grama está cada dia mais verde e mesmo com chuvas torrenciais a drenagem desempenhou seu papel muito bem, por isso posso dizer com segurança que essa forma de executar um telhado verde funciona. Se tiverem dúvidas não deixem de mandar suas perguntas. Forte abraço.


  













     HashFlare

6 comentários:

  1. Olá, muito legal seu blog. Também estou terminando a construção de um sobrado e gostaria de fazer um telhado verde igual ao seu. Minha laje foi feita em concreto h12 e dimensionada para piso pois sera usada como área de lazer. Será que ela suporta o peso extra de um telhado verde mesmo que seja em apenas parte dela? Qual é a espessura da sua laje?

    ResponderExcluir
  2. oi tenho a mesma duvida ,nao sei se minha lage suporta o peso. vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, por favor me manda seu email (não publico) para que eu possa te ajudar. Abraço !

      Excluir
  3. Gostei muito do blog! Gostaria de saber se teve problemas de infiltração nos tetos que ficam embaixo do telhado verde. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, mais de dois anos após plantarmos a grama e outras plantas, nunca houve nenhum problema de infiltração em nenhuma dessas lajes. A empresa construtora que executou a obra foi muito competente, caso você precise fale com o Eng. Fernando 011 98162-0161.

      Excluir
  4. OLA, SABEM ME DIZER QUAL VALOR ESSE TELHADO CHEGA A REDUZIR NA TEMPERATURA INTERNA ?

    ResponderExcluir