domingo, 22 de novembro de 2015

Iluminação natural.

      Uma das grandes preocupações durante o projeto era a questão da iluminação natural. Para aproveitarmos da melhor forma o terreno, que é um retângulo relativamente estreito, as paredes laterais da casa estão na divisa do próprio lote. A legislação local aqui do bairro permite construir sem recuo lateral, desde que as paredes sejam cegas, ou seja, sem nenhuma janela.
     
      Nas reuniões com a arquiteta deixamos claro que a casa deveria ser o mais clara possível, de modo que nenhum ambiente da casa precisasse de luz artificial durante o dia., nada de luz acesa de dia. Como a casa só pode ter janelas na frente e nos fundos, tivemos que ser criativos para não ficar com ambientes escuros e mal iluminados.

    No piso térreo o problema era a cozinha que fica no meio da casa e a área de serviço que precisa de bastante luz para não ficar sempre úmida. A solução foi fazer um jardim de inverno na lateral da cozinha, com uma porta de vidro do chão ao teto, o que além de bonito se mostrou muito eficaz na iluminação. Na área de serviço a solução foi recorrer à iluminação zenital, uma grande abertura na laje do teto, onde foi instalado um vidro com 1,70 x 1,20, foi suficiente pra deixar o lugar muito claro. Seguem imagens do que estou falando aqui.


Iluminação zenital sobre a área de serviço.

    No piso de cima, todos os dormitórios e a escada tem janelas ou pra frente ou pros fundos o que está ótimo, e se mostrou mais do que suficiente tanto na questão da iluminação quanto na ventilação. Como os quartos e a escada usaram todo o espaço disponível para janelas, os banheiros ficaram sem possibilidade de janelas pra frente ou pros fundos. E banheiros precisam de boa iluminação e ventilação. Como o jardim de inverno é um recorte no meio da casa, usamos esse vão aberto para colocar as janelas de dois banheiros, pronto, resolvido.


Vão do jardim de inverno com a janela de um dos banheiros.


   Mas ainda faltava um banheiro que estava do outro lado, e não tinha nenhum recorte para colocar janelas, então fizemos uma espécie de torre ou chaminé no teto, onde na parte de cima colocamos um vidro e na lateral colocamos uma veneziana com tela para permitir uma ventilação adequada sem deixar que insetos entrem. O banheiro ficou muito bem iluminado e ventilado, funcionou direitinho. Seguem fotos abaixo.











    Sobre as clarabóias, domus ou aberturas zenitais, tudo sinônimo, uma coisa importante é que sempre que for possível, o vidro ultrapasse pelo menos uns 5cm de cada lado e tenha uma leve inclinação, desse jeito não tem como a água ficar parada ali em cima e você não terá nunca problemas de infiltração. Detalhe, usamos vidro laminado, é mais seguro que o temperado, principalmente por ficar completamente exposto às condições do tempo e a altas variações de temperatura. Principalmente no verão, com dias muito quentes, muito sol e chuvas fortes no fim do dia, o que pode causar forte choque térmico e estilhaçar vidros temperados. Fica a dica.

 Forte abraço.




   


HashFlare

Um comentário:

  1. Olá ! Gostei das dicas que Você deu com relação a clarabóia ! Quero instalar uma na minha residência de 2,5m x 2,5m, usando somente uma peça de vidro igual a sua, será que é possível ? Você pode informar quem realizou a instalação da sua clarabóia ?
    Grato ! Valdir

    ResponderExcluir