domingo, 16 de março de 2014

Coisas a fazer antes de começar a obra.

      Em Agosto de 2013 já estava com o projeto arquitetônico pronto, por isso precisava dar entrada na prefeitura a fim de ter o alvará de projeto e execução. A arquiteta elaborou as plantas conforme exigência da prefeitura e deu entrada em Setembro de 2013.

     Importante, se o seu terreno estiver em uma área tombada ou tiver alguma outra restrição, além dos alvarás da prefeitura, você terá que passar pela aprovação do Condephat e Conpresp, que são dois órgãos que regulam áreas consideradas de patrimônio histórico e ambiental. E pelo que sei, a coisa demora, por isso é importante saber se a área de seu interesse não tem esse tipo de restrição.

      No meu caso, não há nenhuma restrição, por isso só preciso aprovação da prefeitura. Hoje é tudo online, então o proprietário deve fazer um cadastro na prefeitura de São Paulo e ter uma senha pessoal para acesso e assim poder acompanhar o andamento do processo de obtenção desses dois documentos, alvará de projeto e de execução de edificação nova.

     Pelo volume absurdo e por causa da ineficiência de nossa prefeitura, os alvarás demoram uma eternidade, algo entre um e dois anos !! Mas calma, como eles sabem disso,  e devido à muitos precedentes, a prefeitura autoriza o início de sua obra mediante o seguinte critério. Se no prazo de 30 dias após a entrada no pedido de alvará, você não tiver nenhuma resposta da prefeitura, você pode iniciar sua obra, desde que coloque de frente pra rua, e de forma bem visível uma placa. Nessa placa devem estar os números dos pedidos de alvará de projeto e execução, arquiteto responsável e engenheiro responsável, ambos com seus números de CREA. Ou seja, devido à ineficiência do governo, em 30 dias você pode iniciar sua obra.

    Não vamos esquecer de pedir a ligação de água e energia no terreno, coisa super simples e fundamental para iniciar a obra. Em 7 dias estava com esses dois prontos, sem surpresas.

   Próximo passo foi demolir um pedaço do muro da frente, para futura entrada de caminhões para descarga de materiais, deixei 5 metros de vão, espaço suficiente, e fizemos um portão com duas folhas de 2,5m, abrindo para dentro. Aproveitei e rebaixei a guia em toda a frente do terreno, dessa forma não terei problemas com carros estacionados na frente da obra e atrapalhando a manobra de caminhões. Dica, gaste um pouco mais e use madeirite resinado, com pelo menos 14mm, aquele preto, para fazer o portão, assim ele dura a obra inteira. Segue uma foto do que estou falando.


Portão da obra visto de dentro
      Logo depois disso, começamos a montagem do barracão de obra, nele projetei uma área de estoque de material com 4m x 4m, ao lado uma área de almoxarifado, com prateleira para guardar todas as ferramentas e itens menores, fizemos com 1 metro de largura x 4 m de profundidade, ao lado uma área para o pessoal, que pode virar quarto ou refeitório, com 3 metros de largura e 4m de profundidade, e ao lado ambos com 1m x 1m, temos banheiro e chuveiro. Como já temos esgoto ligado, o banheiro e chuveiro já estão ligados à rede. O barracão todo feito com madeirite de 14mm rosa e telha de fibrocimento, as madeiras pintamos com tinta esmalte branca, assim dura a obra toda. Gastei R$ 3.500,00 com mão de obra e material. Vai a foto logo abaixo.


Barracão da obra pronto

    Com tudo isso feito, podemos começar a obra propriamente dita. Espero que tenham gostado, abraços.

Se gostou, deixe um comentário e divulgue o blog, obrigado !




HashFlare

Nenhum comentário:

Postar um comentário