quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O que é importante em um projeto de elétrica.

    Olá a todos, estou retomando o meu blog, fiquei um bom tempo sem escrever aqui, pois estava com tantas obras que não tinha tempo. Agora com todas essas obras concluídas, inclusive a que uso de exemplo nesse blog, terei muita coisa bacana pra contar, coisas que só quem passa pelo dia a dia de uma obra completa sabe, coisas que ninguém te ensina numa faculdade. Continuarei tentando colocar tudo numa ordem lógica, mais ou menos como no cronograma de uma obra, espero que vocês gostem e como sempre, seus comentários e sugestões são super bem vindos. 

    Bem, voltando ao que interessa, nossa obra já está nas fundações, e nessa etapa, todos os projetos já devem estar concluídos, pois no momento de começar a parte de alvenaria e estrutura, tudo deve se encaixar perfeitamente.
   Tenha em mente que toda alteração de projeto no meio da obra, vai gerar atraso e elevação de custos, isso é uma verdade absoluta, como 2+2 são 4. Por isso, vale a pena esgotar todas as possibilidades no papel, na etapa de projeto, para depois, durante a obra seguir à risca tudo que foi planejado, sem alterações.
    
    Primeiro lugar, gaste um troco a mais e contrate um engenheiro elétrico, isso é fundamental, não adianta economizar aqui.  Um bom engenheiro elétrico, além de seguir o projeto de iluminação  vai te questionar sobre todo tipo de equipamento elétrico que será usado na residência, eletrodomésticos em geral, ar condicionado, bomba de água, bomba para piscina, portão elétrico, etc. Com isso ele vai dimensionar os quadros de entrada e distribuição além de toda a fiação e vai dar entrada junto à concessionária local com o pedido de ligação elétrica definitiva de acordo com a carga que será usada, pode exigir esse serviço. 
      Lembre-se de incluir nesse projeto além da parte de elétrica básica, citada acima, a distribuição de som, conduítes secos para rede de internet, automação, telefone, tv, circuito interno e alarme. Enfim, tudo que envolve fiação de qualquer tipo. Assim você não terá o desprazer de rasgar paredes quando estiver morando na sua casa, mesmo que você deixe pra fazer esses itens depois.
   Segue abaixo um exemplo de projeto de quadro de elétrica residencial, onde podemos ver claramente o disjuntor DR e o protetor de surtos, itens indispensáveis em uma instalação segura para as pessoas e equipamentos, pode cobrar isso no seu projeto.




    Outra dica importante, se sua casa tiver mais de um pavimento, prefira fazer um quadro de distribuição de elétrica e um de TV, internet e telefone, para cada andar e de preferência num mesmo alinhamento vertical, assim você economiza e tudo fica muito mais fácil de executar. Na minha obra os quadros ficaram no hall da escada nos dois pavimentos da casa. Com isso, se acontece um curto ou sobrecarga em uma tomada do térreo, não cai o DR da casa toda.
    Não economize na fiação, ela corresponde a menos de 1,5% do valor da obra, e é item de segurança, tem que ter o selo do inmetro e a bitola sempre acima de 2,5mm, isso é norma.
    Um bom projeto de elétrica é tão importante quanto uma boa execução, lembre-se disso.

    

HashFlare

Nenhum comentário:

Postar um comentário