quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Começando a subir a casa.

     A obra já esta com suas fundações prontas, baldrames concretados e impermeabilizados, agora a brincadeira começa a aparecer, vamos subir umas paredes. Até então tudo ia ficando debaixo da terra, muito trabalho e a impressão de que a obra não andava, só impressão. 
     
    Após fazer os baldrames, sobre o solo compactado, fazemos o que chamo de "lajão" que é uma concretagem com espessura de 7 a 10cm em todo o piso térreo da casa, que está apoiado no terreno. Primeiro compactamos o piso de terra, cobrimos com lona plástica preta, sobre ela jogamos brita 1, armamos com uma tela de aço de 4,2mm ou 5mm e lançamos concreto. Gosto de fazer isso antes de subir qualquer parede, pois assim a obra fica muito mais limpa e fácil de trabalhar. Importante, antes de concretar, lembre-se de passar todas as tubulações de hidráulica e dutos de elétrica. Seguem umas fotos da minha obra nessa etapa.



Solo entre o baldrame sendo compactado, antes de concretar.


Piso pronto para ser concretado, com lona plástica e tela de aço.




Piso recém concretado.

     As paredes serão todas de blocos de concreto de dois furos de 19cm e 14cm de espessura, dependendo da parede. Serão blocos de vedação, pois a estrutura da casa será de concreto armado e não blocos estruturais. Aqui um bom pedreiro consegue assentar em torno de 30m2 de blocos por dia e vai cobrar entre 10 e 18,00/m2, sem o servente. Aqui a turma ficou na faixa de 12,00/m2 o que eu acho razoável, tente sempre fechar esse item por m2 e não por dia, assim você evita demora e dor de cabeça.
      Você se lembra do post sobre o gabarito da obra ? Agora é importante você marcar no chão onde vão as paredes, seguindo o seu projeto arquitetônico, não deixe isso a cargo do pedreiro, você com certeza vai se arrepender. Como disse lá trás, marcação de obra eu mesmo ponho a mão na massa e faço. Marcando as saídas de bloco e vãos de porta, seu pedreiro começará soltando a primeira fiada de blocos, a fiada da marcação. Feito isso, você confere o esquadro nas quinas e alinhamentos e até o nível e só depois libera para seguir subindo a parede, entendido ? 


Subindo as paredes.
    Repare que deixamos a ferragem das colunas já no lugar e o espaço delas para serem concertadas todas juntas e quando a parede estiver com uns 2m de altura. Gosto de fazer dessa forma pois assim criamos uma união muito forte nas laterais das colunas com a parede de blocos, evitando fissuras no futuro e além disso economizando madeira, fica a dica. Nas grandes obras, o pessoal sobe toda a parte de estrutura primeiro e depois vêm fechando a alvenaria, para um prédio esse método é interessante pois a idéia é subir muito rápido a estrutura, mas numa casa não vale a pena, pois fica mais caro.
     Verifique sempre nas paredes o prumo, de cima a baixo, o nível e o alinhamento, um bom pedreiro entrega uma parede aprumada, nivelada e alinhada, vale lembrar-se disso.
Não se esqueça de executar as vergas e contra vergas em vãos de porta e janelas. Nas portas é apenas uma viga acima do batente, nas janelas, você deve fazer isso na parte de baixo e na de cima, evitando as trincas na diagonal que saem das quinas. Nessa obra, usei canaletas de bloco com um par de ferro de 8mm tanto nas vergas quanto nas contra vergas.
    A etapa de subir alvenaria é muito rápida, aqui levamos 9 dias para chegar no ponto de laje, que será nosso próximo papo. Até lá.

HashFlare

Nenhum comentário:

Postar um comentário